Como evitar agrotóxicos e economizar no lanche

A todo o instante, revistas e programas de tv, nos alertam sobre os riscos, ou nos tranquilizam, sobre o uso dos agrotóxicos. Como a mídia manipula boa parte das informações, não podemos nos valer dos informes passados por eles. Mas que os males causados pelos agrotóxicos já são conhecidos de todo mundo, ah, isso nós sabemos! Câncer, desenvolvimento púbere precoce, entre muitos outros. Se não podemos ter certeza de que tudo isso realmente ocorre na ingestão diária de agrotóxicos, então é melhor evitá-los.

No entanto, como fazer isso se os produtores e a mídia nunca são 100% transparentes conosco? Bem, alguns produtos vem com um selo de não utilização de agrotóxicos, produto orgânico, entre outros, mas nem todo mundo confia, afinal, a fiscalização no país, em relação aos agrotóxicos, ainda é muito precária. Leia está matéria do ano passado, por exemplo. Abaixo destaquei o trecho, da mesma matéria, que mais me chamou a atenção.

Vale destacar que o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Foram cerca de 1 bilhão de litros em 2009. No mesmo ano, 115 pessoas morreram contaminadas com esse tipo de produto e quase 4 mil ficaram intoxicadas segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Não é assustador?

A não ser que você more próximo a um pequeno agricultor, e compre direto com ele, ninguém tem como saber, com certeza, o que está levando pra casa. Mas podemos diminuir os riscos, nos utilizando de uma prática antiga. Comprar frutas e legumes na época certa! Simples assim! E reduzimos ainda mais os riscos de levarmos produtos com agrotóxicos se comprarmos produtos orgânicos na época certa e de produtores mais próximos de nossa cidade ou estado.

Agrotóxicos são utilizados para que os alimentos amadureçam mais rápidos, durem mais tempo, não sejam atacados por pragas, entre outros. Sendo assim, os alimentos que são cultivados na época certa, não precisam de nada disso, e não precisam de agrotóxicos. Se o produtor estiver próximo de sua região, também não tem porque utilizar agrotóxicos, afinal, os produtos viajarão uma curta distância, não sendo necessários produtos que aumentem sua duração. Entendeu?

Comprando pela sazonalidade dos alimentos, ainda temos mais um benefício, economia! Isso mesmo, frutas, verduras, e legumes ficam mais baratos durante está época. Então, porque não comprar assim?

Não conhece o calendário de sazonalidade? Bem, as Centrais de Abastecimento fornecem um calendário nos sites. Este é o link para o calendário do CEASA de Campinas – SP, e este é o link do CEAGESP. São bem completos! Mas se quiser uma versão pequena, só para imprimir e deixar dentro da agenda, por exemplo, pode usar este aqui.

Infelizmente não posso dizer de onde veio este calendário. Está é uma daquelas imagens que rolam pela internet e logo perdem a fonte, então, se alguém souber de onde vem, por favor, me avisem para que eu possa dar os devidos créditos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: